Ensino
Ensino Fundamental II
Sistema de avaliação
A avaliação educacional é um processo de investigação diagnóstica, contínua, cumulativa, sistemática, formativa e compartilhada, tendo como objetivo verificar os avanços, as resistências e as dificuldades das ações educacionais, possibilitando definir prioridades, localizar e ajustar os aspectos que demandam maior apoio.
A avaliação do/a estudante consiste em emitir juízos de valor a respeito do seu nível de conhecimento, competências e habilidades alcançadas, com a função de acompanhar, de maneira diagnóstica o processo de aprendizagem. Consiste, ainda, na priorização dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados obtidos ao longo do processo, envolvendo atividades realizadas individualmente e em grupo, tais como: projetos, pesquisas, avaliações escritas e orais, relatórios de atividades, estudos de caso, entre outros.
Art. 73 – O processo de avaliação é expresso em menções:
I – Ótimo - ser capaz de demonstrar conhecimento, competências e habilidades, com destaque;
II – Bom - ser capaz de demonstrar conhecimento, competências e habilidades, a contento;
III – Suficiente - ser capaz de demonstrar conhecimento, competências e habilidades essenciais;
IV – Insuficiente - não ser capaz de demonstrar conhecimento, competências e habilidades essenciais.