Cultura

Estudantes promovem júri simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos

29/05/2024 16:57

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Luis Felipe Rodrigues

Atividade envolveu acadêmicos do curso de Direito e estudantes do Integrado UPF

Com o objetivo de desenvolver a oratória, a argumentação e a compreensão dos direitos humanos, professores e estudantes do Projeto de Extensão Educação em Direitos Humanos para Juventude do Curso de Direito da UPF, em uma parceria com o Ensino Médio Integrado UPF, realizaram um Júri Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A atividade ocorreu no sábado, 25.

De acordo com a professora Michele Piucco, coordenadora do projeto, a atividade teve como objetivo central trabalhar com os temas dos direitos humanos e sua proteção e promoção no âmbito internacional, além do debate e da argumentação pelos estudantes, que atuaram como protagonistas na defesa das vítimas e/ou do Estado (réu). Além disso, conforme ela, a ação teve o intuito de desenvolver a compreensão de que os direitos humanos podem ser protegidos não apenas em nível interno (nacional), mas também internacional. “Estas atividades estimulam a reflexão, o debate e o estudo sobre temáticas de grande relevância dentro dos direitos humanos, bem como a organização, seja na estruturação das defesas, como na argumentação a ser utilizada em prol da vítima e/ou réu, possibilitando assim a vivência prática dos alunos em defesa dos direitos humanos e, consequentemente, no contato direto com esses”, destacou.

Participaram da ação estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Integrado e a equipe do Projeto Educação em Direitos Humanos para Juventude, liderados pelas professoras Patrícia Grazziotin Noschang e Micheli Piucco. As bolsistas Karen Pletz, Vitória Belcamino e Ana Ramos também aturam na iniciativa. O júri foi composto por professores do Integrado e os ex-alunos da escola Laura Brandao e Michael Martins de Quadros, que participaram do primeiro Júri em 2022, ambos acadêmicos do curso de Direito.